quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Oficina de blog - encontro 4

Colegas!

Bem-vindas ao nosso quarto encontro. De passinho em passinho estamos conquistando autonomia para realizar o uso da ferramenta blog. É preciso não desistir, buscar com curiosidade,  descobrir possibilidades, visitar e oservar blogs aí pela blogosfera. Bons blogs e  inspirar-se em boas ideias!

Essa colagem de fotos foi realizada com o programa da Microsoft Autocollage que pode ser baixado aqui.


Nesse encontro daremos sequência:

- Configurando ainda alguns aspectos do blog (  layout, comentários, etc.)
-  Inserir os blogs dos colegas no seu, aprendendo a criar uma lista de  links, visitar os blogs e comentar, responder comentários.
-Publicar um vídeo(conforme proposta da aula anterior) , escrevendo um texto sobre  o mesmo e colocando um link no blog Educa-tube, de onde foi copiado. Para baixar vídeos do you tube um dos programas mais usados é VDownloader. Basta colar nele o endereço da página do vídeo e mandar baixar.


 - Analisar propostas de uso do blog.

Vejam essas atividades interativas:

Nessa semana, a professora Vanessa desafiou os professores para um texto coletivo . Vejam a proposta aqui.  e vejam qual foi o resultado aqui.
 
Na cidade web 2.0 tem algumas considerações  sobre propostas de trabalho. Vejam esse outro exemplo de proposta pedagógica  
e aqui um exemplo da produção do aluno  e a co-produção do visitante do blog.


Desafio: Navegar pela blogosfera,especialmente nos blogs indicados  , observar o conteúdo do blog, a temática  que predomina, se há interatividade, se existe autoria, estratégias de trabalho, se o autor se direcionaa um público leitor e o desafia a participar, entre outros aspectos. Deixar comentários. Visitar também os blogs dos colegas e comentar.



José Carlos
Sintian
Gládis
Suely
Bernardete
Andrea
 José Antônio




2 comentários:

Unknown disse...

Olá Marli,
adorei fazer poder contribuir para esta festa de aprendizagem. Muitíssimo obrigada pela lembrança. Sucesso a ti e a todos os integrantes da oficina! (=

Marli Fiorentin disse...

Vanessa!

Essa atividade ilustra o potencial interativo do blog e das redes sociais.Abraço!

Marli